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PGR- PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OCUPACIONAL

 

O que é PGR?

Trata-se de uma legislação federal, especificamente a Norma Regulamentadoras nº 01, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 2022.

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), previsto na visa levantar os riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho, definir medidas de prevenção e elaborar um plano de ação. 

 Programa de gerenciamento de riscos é composto pelo inventário de riscos e plano de ação. É obrigatório para todas as empresas que possuem colaboradores. 

 

Quem é obrigado a implantar?

A elaboração e implantação do PGR e do PCMSO são obrigatórias para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, ou seja, 1 funcionário CLT.

Tanto um condomínio, uma loja ou uma refinaria de petróleo, todos estão obrigados a ter, cada um com suas próprias características e complexidade.

 

Quais as vantagens?

  • Garantir a saúde e segurança de seus colaboradores
  • Cumprir obrigações legais
  • Poupar gastos com acidentes em sua empresa
  • Evitar multas, fiscalizações e embargos
  • Evitar processos trabalhistas
  • Possuir histórico da saúde dos colaboradores