PGR- PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OCUPACIONAL
O que é PGR?
Trata-se de uma legislação federal, especificamente a Norma Regulamentadoras nº 01, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 2022.
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), previsto na visa levantar os riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho, definir medidas de prevenção e elaborar um plano de ação.
Programa de gerenciamento de riscos é composto pelo inventário de riscos e plano de ação. É obrigatório para todas as empresas que possuem colaboradores.
Quem é obrigado a implantar?
A elaboração e implantação do PGR e do PCMSO são obrigatórias para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, ou seja, 1 funcionário CLT.
Tanto um condomínio, uma loja ou uma refinaria de petróleo, todos estão obrigados a ter, cada um com suas próprias características e complexidade.
Quais as vantagens?
- Garantir a saúde e segurança de seus colaboradores
- Cumprir obrigações legais
- Poupar gastos com acidentes em sua empresa
- Evitar multas, fiscalizações e embargos
- Evitar processos trabalhistas
- Possuir histórico da saúde dos colaboradores